segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tema: Somente em Cristo temos o único consolo na vida e na morte

Sermão preparado pelo Rev. Adriano Gama sobre a Doutrina Bíblica no Dia do Senhor 1

Texto: Dia do Senhor 1

Leitura Bíblica: Hb 2.14-18

Amada congregação do Senhor Jesus Cristo,

Se você pegar um dicionário verá que a palavra consolo significa alívio, conforto, alívio de alguma pena, de dor.
É consolo que o homem busca para si em meio a morte e miséria causadas pela Queda no Éden.
Por isso, todo o empenho dos homens na busca de consolo nas diversas áreas de sua vida: Se o homem desenvolve remédios é para ter o consolo da cura. Se ele estuda é para garantir o consolo de um bom futuro.
Se o homem desenvolve o entretenimento é para obter o consolo da alegria. Se o homem cria sua religião é para garantir o seu consolo na eternidade. Porém o homem nunca está satisfeito com estas imitações baratas.
A vida do homem almeja um consolo para o seu corpo e sua alma nesta vida e na hora da morte.
Mas, Só há um consolo REAL e ETERNO para esta vida e para toda a ETERNIDADE do homem!
É por causa disto que eu vos proclamo o Evangelho de Cristo no seguinte tema:

Tema: Somente em Cristo temos o único consolo na vida e na morte:

1. Porque Somente Ele nos liberta do domínio do pecado e do Diabo;
2. Porque Somente Ele pode nos proteger para salvação;
3. Porque Somente Ele nos garante a Vida Eterna e nós torna dispostos a viver para Deus

1. Porque Somente Ele nos liberta do domínio do pecado e do Diabo;

O desconforto do homem é porque por sua desobediência o homem se colocou debaixo do domínio do pecado e do Diabo.
O Senhor Jesus diz em Jo 8.34:

“Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”.

Este texto mostra que o homem FORA DE CRISTO em si não é livre, pois todos os homens são pecadores. Todo homem FORA DE CRISTO está debaixo da escravidão do pecado!
Mesmo as criancinhas já nascem num estado de escravidão. Em iniqüidade são formadas e em pecado são concebidas (Sl 51.5).
Esta escravidão natural se mostra durante o crescimento da criança: em suas atitudes de rebeldia contra os pais, nas mentirinhas, nas carinhas emburradas quando não conseguem o que querem. Todo pai, mãe podem sentir na pele a verdade dessas palavras.
Então, a Escritura revela e a experiência confirma que o HOMEM SEM CRISTO, do mais novo ao mais velho, é escravo do pecado e por isso é pecador!
Mas o homem natural não é somente escravo do pecado. O homem natural também é escravo do diabo.
A Escritura nos mostra que o homem passou a ser dominado pelo diabo quando caiu em pecado. Em Ef 2.1 o apóstolo nos fala que:

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;”.

Nesta passagem a palavra “atua” indica uma operação eficaz do diabo sobre os filhos da desobediência. Quando o diabo atua ele não dá uma sugestão que pode ou não induzir os descrentes a fazer a sua vontade.
Quando o diabo atua nos filhos da desobediência, atua de modo poderoso e tirânico, ao ponto de conseguir escravizar aqueles que estão debaixo do seu domínio por causa de suas rebeldias.
Portanto, os que são escravos do pecado, são escravos do pecado porque são dominados pelo diabo.
É o pecado e toda esta escravidão diabólica que produz a falta de consolo na alma e no corpo dos homens! Pois, um escravo debaixo de um tirano não tem consolo, não tem alívio, não tem liberdade! Um escravo debaixo de um tirano é viver debaixo de pavor e sem esperança!
É isto que a Escritura diz sobre o homem em seu estado natural como homem sem Cristo.
E o pior dessa triste realidade é que o homem não tem O PODER em si mesmo de conquistar o CONSOLO DA LIBERTAÇÃO dos domínios do pecado e do diabo!
Meu irmão em Cristo e ouvintes, por isso o Senhor Jesus Cristo tinha que vir ao mundo. Jesus Cristo tinha que tomar nossa natureza humana. Cristo tinha que sofrer e morrer na Cruz para nos conceder O CONSOLO DA LIBERTADE que você não tinha poder para conquistar.
Cristo Jesus fez isto porque somente através de Seu sofrimento e morte Ele tornaria INOPERANTE o poder do diabo sobre o homem.
A Escritura revela que Cristo tornou inativo, inoperante, ineficaz o poder de controle do diabo sobre a vida do homem! Veja a Palavra de Deus em Hb 2.14:

“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,”.

A palavra “destruir” no texto original tem o sentido de tornar inativo, deixar inoperante, tirar a eficiência de alguém ou de algo.
Meu irmão em Cristo, isto é CONFORTADOR! “Cristo libertou você de todo domínio do pecado e do Diabo”.
Foi quando Jesus parecia estar preso no madeiro, que Ele concedeu a você o consolo da liberdade. Foi por meio do desconforto de Jesus na Cruz e Seu sangue derramado na Cruz, que Deus concedeu a você o consolo de ser libertado da tirania do diabo!
O Espírito Santo diz: Cristo deu o consolo da liberdade a todos os que estavam obrigados a escravidão pelo resto de suas vidas.
Agora quem são estes todos? Veja os textos de Hb 2:
São aqueles muitos filhos que são conduzidos à glória (v.10), são os Seus irmãos (v.11), são os filhos que o Pai lhe deu (v.13), é a descendência de Abraão (v. 16), ou seja, “estes todos” no texto é a igreja de Jesus Cristo.
Cristo cumpriu a Aliança de Deus com o Seu povo, vindo e destruindo as obras do diabo, libertando os filhos da Aliança! Por isso, você vê nos Evangelhos e em Atos tantas curas e expulsões de demônios feitas por Jesus Cristo e seus apóstolos em Nome de Jesus Cristo.
Todos esses milagres feitos por Jesus Cristo e em Nome de Jesus sinalizavam e confirmavam que Jesus é o Executor das Promessas da Aliança de Deus, para o consolo da Sua Igreja, os verdadeiros descendentes de Abraão.
Assim, conforme a Escritura o mundo não tem o consolo da liberdade, somente a Igreja tem esse consolo, pois, mediante a Fé, a Igreja foi libertada por Cristo.
Agora, Deus tem uma pergunta para você que está em Cristo: Há algum pecado que está tirando seu consolo porque está querendo dominar você?
Meu irmão em Cristo saiba que nenhum pecado pode e deve dominar você, porque Jesus Cristo já comprou o seu corpo e sua alma do domínio do pecado e do diabo!
Como filho de Deus em Jesus Cristo nenhum membro da igreja deve dizer que não consegue resistir ao diabo! Sabe por quê? Porque Cristo já encarnou, Cristo já morreu para libertar você do domínio de seu inimigo!

2. Somente em Cristo temos o único consolo na vida e na morte: Porque Somente Ele pode nos proteger para salvação

Se você está em Cristo fique certo que Ele protege você para salvação, em corpo e em alma. Cristo faz isto, porque sabe, que como homem, você é frágil e incapaz de sustentar a salvação pelas forças que você tem.
A Igreja confessa que: “Ele também me guarda de tal maneira que sem a vontade do meu Pai celeste nem um fio de cabelo pode cair da minha cabeça; ...” .
Com estas palavras a Igreja confessa que Cristo Jesus cuida de Sua igreja nos mínimos detalhes. Cristo faz que tudo coopere para salvação que Ele conquistou para a igreja. Esta confissão é um eco da Palavra de Deus (Romanos 8.28):

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

O Espírito Santo não diz para você que: “FUTURAMENTE todas as coisas vão cooperar”.
O Espírito Santo não deixa você com dúvida que “TALVEZ ou DE VEZ EM QUANDO todas as coisas poderão cooperar para sua salvação.
O Espírito Santo, para CONSOLAR VOCÊ, diz: IGREJA todas as coisas CONTINUAMENTE ESTÃO COOPERANDO PARA TUA SALVAÇÃO!
DEUS dá a você a certeza que Ele conduz (agora mesmo) todas as coisas no universo, a história de sua vida e da humanidade, tanto as coisas mais alegres como as mais tristes, para salvação que em Cristo ele deu a você!
Assim, cada membro da Igreja do mais novo ao mais velho pode e deve se consolar nesta promessa de proteção.
E fazer uso desta promessa não somente quando coisas que você julga serem boas, mas, principalmente, quando Deus (por exemplo) deixar chegar em sua casa a morte, a doença, o desemprego ou qualquer coisa que você possa julgar ruim.
Meu irmão, o Espírito chama você a se submeter e crer nesta palavra, a ver pela Fé que tudo que ocorre em sua vida “está trabalhando em conjunto a favor” da sua salvação.
Se você crer nessa promessa, você poderá provar o consolo, conforto no meio da maior catástrofe que possa ocorrer em Sua vida!
Esta proteção consoladora serve também para consolar você nas mais duras tentações de sua vida.
Fique sabendo que Cristo Jesus está protegendo você, pois Ele socorre a descendência de Abraão (abra em Hb 2.17,18):

“(17) Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. (18) Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.

O escritor mostra que o sofrimento de Cristo no passado tem conseqüência para você no presente. A conseqüência é que Cristo é poderoso para socorrer você na hora da tentação.
Cristo sofreu durante toda Sua vida e venceu as tentações para socorrer você na hora que o diabo estivesse tentando você.
Você está sendo tentado ou tentada? Qual é a sua tentação? Você se sente desconfortado ou desconfortada com alguma tentação, que quer fazer você pecar contra Deus e Seu próximo?
Cristo não mente! Cristo protege a descendência de Abraão socorrendo você em suas tentações. E agora você pode se perguntar: Por meio de quais coisas Cristo me socorre na hora da tentação?
Cristo socorre você por meio: da pregação da Palavra no culto, dos estudos bíblicos, leitura e meditação na Escritura, da oração, da comunhão com seus irmãos em Cristo, dos sacramentos, dos oficiais. Cristo Jesus socorre presentemente você em todas as suas tentações.
Muitos reformados caem quando são tentados porque não usam estes meios de socorro: Faltam os cultos e estudos, não lêem nem meditam na Escritura, não buscam a Deus em oração, se isolam e não procuram o auxílio de seus irmãos para receberem conselhos e força contra suas tentações, desprezam seus oficiais e os seus ministérios.
Como você quer ser socorrido na hora da tentação sem usar os meios que Cristo Jesus usa para socorrer você?
Na hora da tentação o diabo luta para você não usar os meios de socorro e tenta levar você a pensar que Cristo não está lhe protegendo. Mas, ouça a Palavra verdadeira de Deus e não a palavra mentirosa do diabo!
Olhe para Cristo e ouça a Cristo! Cristo agora está exaltado nos Céus e a direita de Seu Pai e nosso Pai sustentando você com Sua oração. Cristo já venceu Suas tentações e não está mais humilhado entre os homens e numa cruz. Cristo deu a você o Espírito Santo, para auxiliar você nos momentos de tentação.
Por isso, Cristo é poderoso para socorrer você e, então, use os meios de socorro que Cristo Jesus dá para você resistir às tentações do diabo!
Somente em Cristo temos o único consolo na vida e na morte. Porque Somente Ele pode nos proteger para salvação.

3. Porque Somente Ele nos garante a Vida Eterna e nos torna dispostos a viver para Deus

Tem perguntas que perturbam a cabeça de muita gente: O que acontecerá comigo depois da morte? Onde passarei a eternidade? O que garante a mim a vida em felicidade eterna?
Poucas pessoas têm a resposta a estas seriíssimas. E por não terem a resposta se perturbam, especialmente, na hora da morte.
E qual a resposta consoladora e verdadeira a estas perguntas? A única resposta correta e consoladora a estas perguntas é: JESUS CRISTO.
Meu irmão em Cristo e visitante, Só Cristo pode garantir a você o consolo da vida eterna! Cristo Jesus diz: Quem crer em mim TEM A VIDA ETERNA!
Deus chama você a ouvir mais duas coisas:
Primeira, você é, em si mesmo, um pecador eternamente morto em delitos e pecados; e que somente em Cristo você pode ter a vida eterna garantida (Rm 3.23; 6.23,24).
Conforme a Escritura não são as boas obras que você possa fazer que dão a você o direito da vida eterna. A Escritura diz que a morte é o salário do pecado, mas quando a Escritura fala de Vida Eterna o Espírito Santo diz que é o DOM GRATUITO DE DEUS.
Então, pela Escritura, se você tem algo a receber de Deus pelos seus méritos é a morte e não a Vida Eterna.
Segunda coisa, Cristo não somente garante aos cristãos a Vida Eterna. Cristo também faz você “disposto e pronto de coração para viver para Ele de agora em diante”.
A disposição e prontidão de coração para viver para Cristo é um obra poderosa não do homem, mas do próprio Cristo! O Apóstolo inspirado diz (Fp 2.13): “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
Agora tenho em nome de Deus algumas perguntas para você:
Você tem provado no seu dia a dia essa poderosa obra de Cristo? O seu coração prova disposição e prontidão para viver para Cristo de agora em diante?
Uma vida que pertence a Cristo é uma vida que mostra disposição e prontidão para viver para Cristo, disposição e prontidão para obedecer aos Seus mandamentos! Como essa disposição e prontidão têm se manifestado em Sua vida no seu dia a dia?
Você tem disposição e prontidão para viver para Cristo “de agora em diante?
Pergunto isto por que você pode ser disposto e pronto para viver na denominação, mas não estar disposto e pronto para viver para Cristo!
Existem muitos cristãos que são dispostos e prontos para viver e morrer por sua denominação, seus pastores mesmo que sua denominação ou pastores estejam vivendo fora da Vontade revelada de Cristo!
Por isso, SE a Igreja Reformada e seus pastores começarem a não viver para Cristo e sim para seus interesses e pecados, então, não viva no meio dela e nem siga os infiéis, pois Cristo não comprou você e nem fez o seu coração disposto e pronto para seguir uma denominação ou pastores infiéis!
Também tem crentes que querem ser dispostos e prontos para Cristo apenas “amanhã” – Ah pastor, amanhã eu vou ajeitar minha vida, amanhã vou deixar o meu pecado, somente amanhã vou deixar de viver para mim e meus interesses particulares, meu plano de futuro!
Não! Aquele que pertence a Cristo, em corpo e alma, tem uma disposição e uma prontidão para viver para Cristo não “amanhã”, MAS DE AGORA EM DIANTE!
Cristo Jesus não morreu para você viver para Ele “amanhã”. Cristo Jesus não comprou você, em corpo e em alma, para que amanhã você esteja disposto e pronto para Ele! Cristo morreu e comprou você com o Seu sangue para você ter disposição e prontidão de viver para Ele “de agora em diante”!
Meu irmão no Senhor e visitantes, SE a disposição e prontidão que há no seu coração para Cristo é a disposição e prontidão do “amanhã”, então, você precisa se arrepender dos seus pecados, pedir uma renovação no coração ou até mesmo um novo coração para Cristo!
Cristo Jesus tem o poder para fazer um coração do amanhã ser transformado num coração do AGORA PARA CRISTO! O Espírito Santo chama você a viver a realidade de pertencer a Cristo em corpo e alma:
Viva disposto e pronto para viver para Cristo agora e diante.
Viva no CONSOLO que é Real NO AGORA, NO AMANHÃ E NA ETERNIDADE. O Consolo que é prometido a todo aquele, que pela graça de Deus, pertence a Cristo!

Conclusão:

Deus manda você para casa para você viver o Único Consolo que Cristo garante a você. Agora para você viver e ser mantido nesse consolo você precisa saber de 3 coisas (veja a Pergunta & Resposta 2 do Catecismo de Heidelberg).
Que você possa desfrutar na vida e na morte do ÚNICO CONSOLO que temos somente em Cristo. Amém.

Nenhum comentário: