sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Pregações em Filemom (Parte II): Pratique o amor e a fé e Deus será louvado

Sermão preparado pelo Rev. Adriano Gama sobre Fm 4-7

Texto: Fm 4-7
Leitura: Fm 1-7

Amada Igreja de Cristo e visitantes,

O Apóstolo rende graças a Deus depois de saudar a Filemom e à igreja na casa de Filemom.
E o motivo das ações de graças é (olhe os vs. 4,5): “Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, [5] estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,”
O Apóstolo estava preso em Roma, mas estava bem informado do bom testemunho de Filemom, porque presos com Paulo estavam Epáfras e Onésimo.
Epáfras fiel ministro do Evangelho em Colossos, na igreja onde Filemom era cooperador. Onésimo o escravo de Filemom que havia sido salvo pela pregação de Paulo na prisão.
A mente e o ouvido do Apóstolo estão tão cheios do bom testemunho de Filemom, que Paulo abre a boca em louvor e ações de Graças a Deus!
Veja que coisa bonita o Espírito Santo ensina a você: Um crente fiel é um bom motivo de ações de Graças a Deus. Isso deve ser um impulso do Espírito para você ser fiel e assim ser um bom motivo de ações de graças para Deus.
É bom pensar: Será que quando o meu irmão em Cristo se lembra de mim, ele rende graças a Deus ou pede que eu me mude para outra cidade?
Você deve se preocupar em ser um bom motivo de AÇÕES DE GRAÇAS A DEUS! De fazer que seu irmãozinho na fé quando olhe ou se lembre de você diga: Senhor graças Ti dou pela vida do meu irmão! Louvado seja o Teu nome por ele!
Por isso, Deus chama você aqui para proclamar a você o Seu Evangelho no seguinte tema:

Pratique o amor e a fé e Deus será louvado:

1. Amor e a fé para com Cristo
2. Amor e a fé para com os santos

1. Pratique o amor e a fé e Deus será louvado: Amor e a fé para com Cristo

Filemom era motivo de ações de graças, porque manifestava duas coisas: amor e fé. Amor e fé para o Senhor Jesus, amor e fé para com todos os santos (v.5).
Amor o mais sublime de todos os dons do Espírito Santo, a primeira manifestação do fruto do Espírito. E Fé que podemos entender (pelo contexto da passagem) como fidelidade, dedicação, lealdade, comprometimento.
O Senhor Jesus disse aos seus discípulos (veja Jo 14.23): “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. De acordo com o Senhor Jesus Cristo amor e fidelidade são ligados. Assim quem ama é fiel!
Quem tem o dom do amor manifesta o dom da fidelidade, dedicação, lealdade, comprometimento com o SENHOR Jesus Cristo e com todos os santos. Estas coisas são testemunhadas em favor de Filemom.
E o amor e a fidelidade de Filemom para com o Senhor Jesus Cristo são manifestados no fato de Filemom ser um “colaborador” dos Apóstolos (v.1).
Está palavra no português parece fraca, mas no grego é bem forte, pois mostra que Filemom “trabalhava junto” com Paulo e os outros ministros na propagação do Evangelho.
Filemom havia sedido sua casa para a igreja ali se reunir, cultuar e proclamar o Evangelho de Cristo. Você pode pensar: que esforço há nisto?
É um esforço grande, porque na época de Paulo a igreja não gozava de sombra-e-água-fresca como a igreja cristã aqui no Brasil. A igreja de Cristo era perseguida pelas autoridades romanas, pela falsa igreja dos judeus e era recriminada pela sociedade.
Então, a atitude de Filemom em abrigar a igreja, não era coisa simples, mas era um verdadeiro testemunho do amor e da fidelidade ao Senhor Jesus Cristo.
Os cristãos brasileiros não sabem o que é aperto por causa do Evangelho. Ser cristão no Brasil é tão fácil, que até os reformados são relaxados para as coisas de Deus e para a proclamação do Evangelho!
Veja como é fraca a participação dos crentes nas reuniões de oração, nos estudos e programações da igreja no meio da semana.
O presbítero ou ministro chega: Irmão, espero você no estudo bíblico! E logo ouve desse irmão: Eh… presbítero vou ver se vai dar para chegar no estudo, porque eu chego tão cansado(a) do trabalho, que …. O senhor sabe né?
Que cansaço que nada! Chame este irmão para dar uma saidinha para uma festa de família, ou, para o jogo de futebol no meio da semana: Não tem cansaço que vai fazer este irmão perder a oportunidade de tomar algo gelado ou de ir para o campo de futebol!
Têm reformados que dão mais testemunho de amor e de fidelidade para a geladinha e para o futebol, ou seja, para seus interesses particulares que para o Senhor Jesus Cristo!
Também, veja como falta na igreja homens que desejam colaborar, trabalhar junto, com os oficiais na propagação do Evangelho e edificação do povo de Deus. Onde estão os colaboradores do Evangelho?
Não são poucas vezes que os oficiais ficam correndo atrás de homens para serem seus colaboradores. Deus quer saber dos homens especialmente: Qual testemunho pode ser dado do seu amor, compromisso e fidelidade a Cristo?
Meu irmão em Cristo, qual a sua resposta e testemunho?
Se você é um daqueles que há 100 anos, entra ano e sai ano, NÃO tem se esforçado para colaborar com os oficiais da igreja, ou, SE você é um homem que não abre a mão do seu conforto familiar, de seu prestígio no mundo em favor da igreja de Cristo – pode ficar certo – VOCÊ NÃO AMA E NÃO TEM COMPROMISSO COM CRISTO!
Você não pense que ações de graças serão dadas a Deus, somente porque um crente está cumprindo sua OBRIGAÇÃO de vir a igreja aos domingos e dar suas ofertas. Deus e a igreja precisam de mais provas que isto!
Amado Irmão, você dá testemunho de amor e de fidelidade para com o Senhor Jesus quando você tem disposição de até por em risco e de sofrer represárias do mundo e da falsa igreja, por causa do Evangelho de Cristo!
E pode ter certeza: Deus será louvado com esse seu testemunho de amor e de fidelidade para com Cristo.

2. Pratique o amor e a fé e Deus será louvado: Amor e a fé para com os santos

Meu irmão em Cristo, no primeiro ponto falei: Filemom estava sendo motivo de ações de graças, porque manifestava duas coisas: amor e fé. Amor e fé para o Senhor Jesus (veja os vs. 4,5):

“[4] Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, [5] estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus E todos os santos,”

Você não pode separar o que Deus uniu: Não tem como você amar e ser fiel ao Senhor Jesus sem amar e ser fiel aos seus irmãos em Cristo.
Digo isto porque você pode ser tentado a pensar: Ah, importa eu amar e ser fiel a Jesus e o resto que se exploda! Este pensamento não vem de Deus.
SE você cair nessa tentação você viverá um falso amor e uma falsa fidelidade a Jesus Cristo!
O Espírito Santo coloca no v. 5 o Senhor Jesus e os santos, tão juntinhos, quase colados não por acaso (ligados apenas por uma conjunçãozinha “e”), para ensinar a você que não se pode amar e ser fiel a Cristo sem amar e ser fiel, compromissado, com os santos!
O Espírito nesta palavra quer que: Você tenha amor e fé não para com alguns membros da igreja, não para o crente A ou crente B, mas para os seus irmãos de A-Z!
Agora outro detalhe: o Espírito Santo não coloca as palavras “todos os santos” no texto só para gastar a tinta da caneta de Paulo. Mas o objetivo dessas palavras é preparar o coração de Filemom para perdoar e receber Onéssimo de volta.
Onésimo que naquele momento não era mais um simples escravo fujão voltando para seu dono Filemom. Mas, o novo Onésimo que pelo poder do Evangelho tinha sido feito mais um dos santos do Senhor e que deveria receber de Filemom amor e fidelidade.
Amado irmão, muitas vezes o perdoar depende do sentimento que você tem pela pessoa que feriu você.
SE é uma pessoa a quem você ama e se sente compromissado com ela, então, o perdoar se torna menos difícil, por causa do seu sentimento de amor e de compromisso para com a pessoa que magoou você.
E, por isso, é tão necessária a Palavra de Paulo a Filemom testemunhando “do amor e da Fé de Filemom para com todos os santos”.
Porque perdoar somente a quem voce e se sente compromissado até um ímpio pode fazer (veja Mt 5.46-48)! Mas, perdoar aquele a quem não se ama e não se sente compromissado e que, ainda por cima, magoou você é uma obra da Palavra e do Espírito de Deus em você!
Saiba de uma coisa: O grande teste do amor e da fé que você diz ter por Jesus Cristo e pela igreja é manifestar amor e dedicação por “todos os santos”, por cada um dos seus irmãos em Cristo, ou seja, não fazer acepção entre um irmão e outro!
Agora isto não é fácil! Não é fácil por causa do seu velho homem, não é fácil pela fraqueza dos seus irmãos, não é fácil por diversas coisas!
Mas, a questão aqui não é reconhecer essa dificuldade, a questão aqui é RECONHECER O DEVER QUE VOCÊ TEM!
O Espírito Santo instrui e chama você a cultivar amor e fidelidade não somente por aqueles que você acha que deve receber esses sentimentos, mas “para com todos os santos”.
Meu irmão, Jesus Cristo não faz acepção de pessoas dentro da Igreja! Jesus Cristo AMOU e SE DEDICOU até a morte de Cruz com a mesma intensidade sem fazer acepção entre você e outros pecadores.
Então, como eu ou você podemos fazer acepção de quem vai ter ou não o nosso amor e dedicação. Você e eu, por causa de Jesus Cristo, devemos estas coisas a todos os santos, especialmente, no que se refere ao perdoar aqueles que possam ter magoado a mim ou a você.
Agora tem outro detalhe nos textos 4-6:
O Apóstolo ora por Filemom mesmo tendo o testemunho de amor e fé de Filemom bem claro na sua mente. E a oração do Apóstolo Paulo tem um alvo (veja o v. 6).
O alvo é que Filemom torne a comunhão da sua fé mais eficiente, que Deus leve Filemom a compartilhar a sua fé de modo mais eficaz, mais operante, fazendo que Filemom torne plenamente conhecido todo bem que há em nós para Cristo!
Meu irmão em Cristo, não é contrário a Escritura ensinar que os crentes em Cristo têm neles bênçãos e privilégios divinos. É contrário a Escritura dizer que estas bênçãos e privilégios divinos são produzidos por nós mesmos, por nossas virtudes e capacidades próprias para fazer o bem.
O bem que há em nós é obra de Deus: amor, fidelidade, companheirismo, bondade, misericórdia, humildade, mansidão, paciência, disposição para perdoar os irmão que ofendem você, uma boa palavra de aconselhamento.
Todos estes sentimentos e obras frutos desses sentimentos são o fruto e dons do Espírito Santo que há em você e que você deve ofertar para Cristo!
E conforme a Escritura, você faz plenamente conhecido estes bens quando você PRATICA estes bens EM FAVOR DOS SANTOS. E é por meio dessa prática que você faz a comunhão da sua Fé OPERAR BEM!
O Espírito Santo tem uma pergunta para você meu irmão em Cristo: A igreja pode ver e provar por meio daquilo que você fala e faz os bens do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão domínio próprio, palavras e atitudes sábias cooperação e dedicação a Cristo e a todos os santos?
Ou o quê a igreja no máximo pode perceber em você é o mau funcionamento desses bens ou, até pior, somente seu corpo sentado numa cadeira nos cultos de domingo?
Algo tem chamado minha atenção dentro da Igreja. Muitas pessoas antes de conhecerem a Doutrina Bíblica eram muito ativos na cooperação e edificação das seitas onde eram membros.
Mas, agora, conhecendo Jesus Cristo melhor não querem mexer uma palha dentro da igreja. Ficam se contentando apenas em participar dos cultos aos domingos e vir para os estudos é a maior dificuldade.
Você não acha isto estranho? Será que conhecer melhor a Cristo leva pessoas à serem inoperantes na Fé, inoperantes no compartilhar dos bens espirituais?
Meu irmão, SE a igreja não vê e não prova o fruto e dons do Espírito que você tem – pode ter certeza – você não entende a Fé Bíblica e, por isso, não tem compartilhado a fé, você não tem sido eficiente na comunhão de sua fé, você tem uma fé inoperante!
Você está vendo que a realidade da fé cristã, bíblica, reformada, não é ter somente a mente cheia de doutrina e somente preencher cadeiras nos cultos de domingo? A vida de comunhão é muito mais que isto!
Deus chamou você aqui para ensinar estas verdades e para chamar você a fazer o nome de Deus ser louvado, por meio da prática do EFICIENTE compartilhamento da Fé!

Conclusão:

Chegamos no último versículo desta pregação. O Apóstolo fala algo muito bonito. O Apóstolo diz que está tendo “grande alegria e conforto” no amor de Filemom (veja o v.7).
O Apóstolo Paulo quer animar Filemom a continuar a manifestar seu amor pelos santos, dizendo que o testemunho de Filemom traz “grande alegria e consolo” a ele, porque o coração dos santos tem sido reanimado por intermédio de Filemom.
O testemunho do Espírito é mais forte a palavra traduzida como “reanimado” quano olhamos o original. Esse verbo no grego é usado normalmente, para descrever a ação de reanimar um trabalhador ou um combatente cansado, para retornar com força ao trabalho ou a batalha.
Assim o Apóstolo mostra que Filemom traz grande alegria e conforto, porque Filemom não faz vistas grossas para as necessidades dos seus irmãos em Cristo.
Filemom é um ativo instrumento de Deus para, “fazer descansar”, para “reanimar” os seus irmãos para continuarem no trabalho e na batalha da Fé.
Meu irmão, quando há crentes na igreja que exercitam o amor, então, o resultado dessa prática amorosa estimula o MINISTÉRIO DA PREGAÇÃO DA PALAVRA!
Meu irmão, os seus pastores precisam ser alegrados e confortados por você! E isso vai além de dar ofertas para garantir o sustento do Ministro da Palavra.
Os seus pastores estão presos ao trabalho do Evangelho. Um trabalho que traz para eles, na maioria das vezes, por causa dos pecados dentro da igreja, muita tristeza e, humanamente falando, não é consolador!
E o Espírito Santo quer usar você como um instrumento de Deus para dar aos seus pastores “GRANDE ALEGRIA E CONFORTO” na propagação do Evangelho!
O Espírito Santo chama você a reanimar aos seus irmãos nas suas mais íntimas necessidades, para continuarem no trabalho e na batalha da Fé. O Espírito Santo chama você a esta atitude, por meio desta pregação e também na Mesa do Senhor que é servida por Cristo a você.
Veja nas Palavra do Espírito Santo como Amor e Fé para com o Senhor Jesus e para com todos os seus santos não podem ser separados. Veja como Deus é louvado na prática deste amor e desta fé?
Agora eu pergunto em nome de Deus a você: Você está sendo um instrumento de Deus para reamimar os corações de seus irmãos em Cristo? Você se esforça para isto?
SE não, então, se arrependa de todo seu comodismo, omissão, preguiça e outros pecados semelhantes, que até agora levaram você a se contentar em somente preencher a cadeira da igreja no domingo.
Ore a Deus para sua vida mudar. Ore a Deus para Deus operar poderosamente em você, para você ser um crente ativo compartilhando eficiente a fé, o amor para com Cristo e para com todos os seus santos!
Estas coisas são dons de Deus, por isso, o Apóstolo ora a Deus com ações de graça em favor de Filemom.
Por isso, o Apóstolo ora para que Filemom seja muito mais eficiente no compartilhar da Fé com todos os santos.
Agora vá para casa com o firme propósito de LOUVAR A DEUS na prática do amor e da fé para com Cristo e cada um dos santos. Amém

P.S: Se você deseja se edificar com mais pregações bíblicas clique no link Pregações Reformadas

Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DESSA PALAVRA, SERVIU PARA EDIFICAÇÃO........ QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSE MINISTERIO.... PAZZ