quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Igrejas Reformadas do Brasil - Quem Somos e o Que Cremos

As Igrejas Reformadas do Brasil têm como objetivo adorar ao Senhor Deus em Espírito e em Verdade da maneira que Ele ensina nas Sagradas Escrituras, do Antigo e Novo Testamento. Estas igrejas trabalham em favor do Seu Reino entre os homens. Fazem isto mostrando-lhes que Deus é soberano. Ele tem todo o poder e toda autoridade. Em Seu (do Senhor Deus) nome as Igrejas Reformadas chamam todos ao arrependimento através da Boa Nova de Deus que é o Evangelho. Somos uma igreja cristã porque cremos no Senhor Jesus Cristo e o temos como nosso único Senhor que nos salva do nosso pecado e afasta de nós a grande ira de Deus.
Somos bíblicos porque somente aceitamos as Sagradas Escrituras (Bíblia) como a única autoridade e regra de fé e prática para vida do cristão. Somos Reformados porque nossa origem histórica como igreja, vem do grande período da Reforma Protestante do Século XVI, daí o nome reformada. As Igreja Reformadas do Brasil têm as suas doutrinas resumidas em documentos que chamamos símbolos de fé, sendo eles: A Confissão de Fé Belga, o Catecismo de Heidelberg e Os Cânones de Dort. Também aceitamos como documentos que expressam a nossa fé os credos antigos, que são: o Credo Apóstolico, Credo Niceno e o Credo Atanasiano.
Utilizamos cinco princípios como resumo daquilo que cremos: Somente As Escrituras, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente Cristo e Somente a Deus toda glória. Eles trazem a declaração do que acreditamos, sendo as mesmas frases que os nossos pais na fé, os reformadores, utilizaram em seu tempo contra à exploração religiosa de sua época.
Não concordamos com nada que não esteja de acordo com as Sagradas Escrituras. Por este motivo, não aceitamos o Papa como sendo o vicário (substituto) de Cristo nem as suas doutrinas que são contrárias as Sagradas Escrituras e foram a causa de toda corrupção do corpo de Cristo Jesus, a Igreja. Não aceitamos qualquer idéia que coloque no homem o poder de sua salvação (arminianismo). Isto, exalta a criatura (o homem) e diminui a soberania e glória do Senhor Deus. Não podemos concordar com os conceitos e ensinos pentecostais, neopentecostais ou movimentos semelhantes, que afirmam que os dons apostólicos, os dons extraordinários (línguas, profecias e etc.) e as novas “revelações do Espírito” continuam até os nossos dias, pois, essas idéias não encontram apoio nas Sagradas Escrituras e suas experiências (dos pentecostais) são totalmente diferentes daquelas que aconteciam na Igreja do tempo dos apóstolos. O ensino pentecostal diminui a autoridade da Bíblia como única regra de fé e prática para o cristão e os conduz a basear a sua fé em experiências “espirituais” sem base nas Escrituras.
Como os leitores podem perceber, as Igrejas Reformadas, não são uma “seita nova”, como muitas pessoas sem conhecimento pensam. Temos uma história. Desejamos, que após todas essas declarações e este pequeno esclarecimento do que somos e o que cremos, todos os nossos leitores tenham o conhecimento de mais uma parcela da família do Senhor Deus e crie em vocês o desejo de nos conhecer mais de perto.

9 comentários:

Rubens disse...

Graça e Paz Rev. Adriano.

Gosto muito de ler seus artigos. Gostaria de conhecer a Igreja Reformada, moro em Olinda, poderia me passar o endereço de alguma igreja para que possa visitar. Tambem, gostaria de saber sobre as reuniões da segunda feira estão acontecendo?

Grato, Rubens

conta no blogger disse...

Abençoados irmãos intercessores.Humildemente,rogo-vos,oração em favor do meu filho:WAGNER GOLDEMBERG AIRES DE MELO,para que seja feita a boa e agradável vontade de Deus em sua vida espiritual e física.pois,ele,sofre de DEPRESSÃO.Amados, todos os nossos pedidos são conhecidos por Deus antes mesmo que nós externemos,todavia meus queridos,se faz necessário que peçamos,porque enquanto fazemos nossos pedidos estamos também despertando a nossa fé,é isto que faço,na busca de um contato maior com Deus.

Anônimo disse...

Olá sou a Ginna Sara moro em teresina-pi, e desejo saber mais sobre a igreja onde posso encontra uma sede proxima a minha casa?
meu e-mail: ginnasara@hotmail.com

desejo fazer estudos bíblicos.

belinha rock disse...

Boa tarde,


Sou batizada na Igreja Cristã Reformada do Brasil,na antiga construção da Lapa.
Porém,visitei o local pois gostaria de batizar meu filho na mesma religião, e soube que na localidade funciona atualmente a religião presbiteriana.

Gostaria de saber se há outro local onde a religião ainda é exercida,e, caso haja,se efetuam cerimônias de casamento e batizado.

meu e-mail: cibele_gnr@hotmail.com

cibele_gnr@hotmail.com disse...

Sou batizada na Igreja Cristã Reformada do Brasil,na antiga construção da Lapa.
Porém,visitei o local pois gostaria de batizar meu filho na mesma religião, e soube que na localidade funciona atualmente a religião presbiteriana.
Gostaria de saber se há outro local onde a religião ainda é exercida,e, caso haja,se efetuam cerimônias de casamento e batizado.

Anônimo disse...

Meus queridos irmãos, talvez posso ajudá-los. Não pretendo, jamais, desconsiderar que existem algumas outras denominações que professam a verdadeira FÉ REFORMADA, mas, respondendo à pergunta da Cibele e de outros irmãos posso citar uma igreja: PRESBITERIANA DO BRASIL que conheço bem, com 151 anos de existência no Brasil, pregando a Palavra de Deus. Visite o site: www.ipb.org.br

Frankmar Corrêa disse...

Gostei do artigo sobre a Igreja reformada do brasil e concordo com muitos ensinos dessa Igreja Cristã.
Seria muito bom que houvesse uma trabalho Missionario para que fosse intrantadas Igrejas Reformadas no Pará nas cidades de Ananindeua e Belém.
com certeza seria um bom caminho para homens e mulheres encotrasse a salvação por Jesus Cristo.

Brenda Guedes disse...

Graça e paz meus irmãos. Sou de Teresina-Piaui e gostaria de saber se vocês podem me indicar alguma igreja cristã reformada por aqui. Eu era arminiana, mas pela graça de Deus Ele decidiu revelar a Sua verdade a mim e aqui estou, à procura de alguma congregação para me congregar. Agradeço a ajuda.

Brenda Guedes disse...

Graça e paz meus irmãos. Sou de Teresina- Piauí e gostaria de saber se vocês podem me indicar alguma congregação em minha cidade. Eu cresci aprendendo a doutrina arminiana, mas pela graça do nosso Senhor, Ele decidiu revelar a Sua verdade a mim e aqui estou, querendo conhecer e aprender mais e mais a Sua palavra. Agradeço a ajuda.